ENTREVISTA - Ana Beatriz 8°C
O QUE É UM TRABALHO DIGNO?
O Blog dos 8°anos, do CEU EMEF. Lajeado entrevistou moradores de Guaianases com o propósito de avaliar a opinião de cada um deles sobre o seu próprio trabalho e sobre o que seria considerado um trabalho digno. A aluna e entrevistadora Ana Beatriz do 8°ano C falou com a entrevistada Gabriela Macedo de 28 anos, moradora de Guaianases. Veja abaixo as perguntas realizadas:
Blog do 8°ano: Com o que você trabalha?
Gabriela: Eu trabalho de babá numa casa de alto padrão, na zona oeste de São Paulo.
Blog do 8°ano: Há quanto tempo você está na área na qual trabalha?
Gabriela: Bom, no local onde eu trabalho eu estou há pouco tempo, porém eu sempre trabalhei disso. Então, eu estou a uns quatro anos nessa área.
Blog do 8°ano: Você gosta de trabalhar nesta profissão?
Gabriela: Pra mim, financeiramente é ótimo e, conforme o tempo vai passando, a gente vai se adaptando ao dia a dia, e sim eu gosto.
Blog do 8°ano: O seu trabalho oferece riscos?
Gabriela: A partir do momento em que você trabalha com a vida de outra pessoa eu acredito que sim. Não a minha pessoa, mas acredito eu que sim.
Blog do 8°ano: Você se sente valorizada no seu trabalho?
Gabriela: Agora sim, no meu antigo serviço não. Ele oferecia riscos de acidente doméstico, no transporte e etc.
Blog do 8°ano: Você considera o seu trabalho um trabalho digno?
Gabriela: Sim. De certo ponto eu acredito que você ter um trabalho e que ele te forneça uma renda na qual você consiga uma vida digna.
Blog do 8°ano: Você ou alguém que você conhece já foi desrespeitado em seu local de trabalho, mas que permanece nele para manter sua renda?
Gabriela: Já, várias pessoas. Meu marido, por exemplo, é desrespeitado todo dia, mas permanece no trabalho. Você trabalhar com o público é um desrespeito enorme. Noventa por cento (90%) do seu dia é uma falta de respeito, os outros 10% você tem que colocar o pé no chão, sua cabeça no lugar e lembrar que a sua educação não é igual a deles.
Blog do 8°ano: Você trabalha na área que sempre sonhou?
Gabriela: Óbvio que não! Desculpa! Eu amo meu trabalho. Financeiramente é ótimo, porém se você perguntar para 100% dos brasileiros, 98% vão responder que não estão na área em que gostariam.
Blog do 8°ano: Você trocaria de profissão/trabalho? Se sim, para qual área?
Gabriela: Sim, obviamente que sim. Eu ainda não sei. Infelizmente, essa é a verdade. Talvez este seja um defeito meu, de não ter "frisado" o foco do que eu quero.
Blog do 8°ano: Você ou alguém do seu convívio trabalha em um segundo emprego para manter a renda?
Gabriela: Não, porque não sobra tempo para um segundo emprego. A gente já se mata em um só.
Blog do 8°ano: Quantas pessoas trabalham em sua casa?
Gabriela: Por mim todos já estariam, até a Beatriz já poderia estar em um jovem aprendiz. Porém, atualmente, três pessoas trabalham em minha casa. Todos com um salário mínimo que não dá para comprar quase nada.
Blog do 8°ano: O que seria um trabalho digno para você?
Gabriela: Bom, vamos lá! Tem muita gente, muita gente mesmo que pensa que um trabalho digno é aquele que você ganha muito dinheiro, aquele que você tem muito sucesso, no qual você conhece pessoas importantes e onde você se sente importante, mas no fundo um trabalho digno é aquele que você chega no final da noite, na sua casa e você consegue deitar no travesseiro com a sua consciência limpa de que você não fez nada de errado, você não tirou nada de ninguém e que você está dando o seu melhor.
GRUPO:
Ana Beatriz
Bianca
Maria Clara
Rayssa
Letícia
Parabéns filha tenho muito orgulho de voce, obrigada por ser essa menina incrível,você terá um futuro brilhante
ResponderExcluir