ENTREVISTA - Laysa 8°B
Trabalho deve ser digno, independente do trabalho
A entrevista do blog dos alunos dos 8° anos do CEU EMEF Lajeado tem o intuito de levantar dados para o TCA do 8° ano D. O assunto é referente ao trabalho digno dos moradores do lajeado. A entrevistadora Laysa Santos do 8° ano B entrevistou o Thiago, que tem 20 anos, cursa eletrotécnica e mora na região do Lajeado.
Blog do 8º ano - Com o que você trabalha?
Thiago: Eu trabalho na área da assistência social, no centro de acolhimento temporário para pessoas em situação de rua. Lá a gente acolhe esse pessoal para tentar servir de ponte entre sair da rua e voltar para o cotidiano, ter uma casa, um trabalho e etc.
Blog do 8º ano - Você gosta do seu trabalho? Como você se sente em relação a ele?
Thiago: Sim, me sinto bem porque a gente está tirando a pessoa da situação de rua pra ajudar, né?
Blog do 8º ano - Há quanto tempo você está na área na qual trabalha?
Thiago: Eu estou trabalhando na área há um ano e um mês.
Blog do 8º ano - Você tem vontade de mudar de profissão/trabalho?
Thiago: Sim, eu tenho vontade de trocar de trabalho porque eu sou um estudante de eletrotécnica, então, eu quero entrar na área na qual eu estudo.
Blog do 8º ano - O seu trabalho oferece muitos riscos?
Thiago: Sim, de certa forma a gente lida com pessoas que utilizam substâncias e é aquilo eles, às vezes, chegam muito alterados já que usaram alguma droga ou bebida e chegam bem loucos e a gente sempre tem que estar lidando com esse tipo de pessoa.
Blog do 8º ano - Você se sente valorizado(a) no seu trabalho?
Thiago: Sim. Lá eu consegui subir bastante, desde monitor até o orientador responsável pelo plantão que estou agora. Eu tive bastante oportunidade. Então, sim, eu me sinto valorizado.
Blog do 8º ano - Você trabalha em um segundo emprego para completar sua renda?
Thiago: Não trabalho. Só nesse eu consigo manter a minha renda e pagar meus estudos.
Blog do 8° ano - Você acha que o trabalhador brasileiro precisa estudar mais?
Thiago: Sim, eu sinto porque muitos profissionais atualmente, por mais que tenham um diploma, falando que está formado, ainda têm uma lacuna que a gente pode chamar talvez de experiência. Por exemplo, o engenheiro. Chega lá, ele é engenheiro, mas não sabe fazer algumas coisas que um técnico que fica em campo sabe, por falta de um curso técnico. Então, exige um estudo maior e integrado com o técnico.
Blog do 8° ano - Você trabalha na área que sempre sonhou na infância?
Thiago: Eu não sonhava nessa área, mas eu descobri com o que eu quero trabalhar depois que eu comecei estudar.
Blog do 8° ano - Você sofreu ou sofre assédio no seu trabalho? Como você se sente em relação a isso?
Thiago: Eu nunca sofri nenhum assédio lá, porém eu conheço alguns colegas de trabalho que já passaram por situações semelhantes. Isso devido a esse trabalho que a gente faz, de estar trabalhando com gente em situação de rua a gente vê de tudo! Eu tenho uma colega de um serviço anterior que eu fazia e ela relatou que uma vez passou por uma situação na qual ela foi ao banheiro e um dos conviventes atendidos pela gente seguiu ela até o banheiro. Não entrou, mas ficou ali na frente da porta. No momento eu me senti revoltado porque é um negócio desumano. Querendo ou não, a gente está ali para atender eles, ajudar e acontece uma coisa dessa, acaba abalando nosso psicológico também.
GRUPO:
Laisa
Yure
Nicholas
Leonardo
Rhyan
Comentários
Postar um comentário